Propriedades do Espaço

 

 

 

Oh, pelo amor de Deus, Norman! Você age como se você nunca tivesse visto um buraco no continuum espaço-tempo anteriormente.

 

 

 

As três propriedades do espaço serão discutidas: 

Geometria, Topologia e Dimensionalidade

 

Geometria Euclidiana e Geometria Não-Euclidiana

Dentro de uma área de investigação humana existiu por muito tempo uma crença calada na nossa habilidade de examinar a fundo algo da verdade última sobre o universo. Pessoas pensaram que se este sucesso fosse possível em uma área de investigação, então talvez ele também fosse verdade em outras. A fonte desta confiança era o antigo estudo da geometria que Euclides e os gregos antigos tinham colocado em uma firme fundação lógica.

 

A geometria euclidiana é uma geometria onde o Teorema de Pitágoras para triângulos é válido. O teorema dá o quadrado da distância entre dois pontos (c2 no diagrama) como a soma dos quadrados dos outros dois lados (a2 e b2). Qualquer espaço onde esta distância euclideana mantén-se válida é dito ser espacialmente plano.
A função-distância pode ser generalizada a qualquer número de dimensões espaciais que usam exatamente o padrão que foi usado acima. No caso 3-D apenas tem que se somar mais uma variável independente. No diagrama à direita o símbolo h representa esta nova variável. A variável h é o que nós normalmente nos referimos como a altura.

Geometria de Euclides tem feito mais do que ajudar os arquitetos e cartógrafos. Ela tem estabelecido um estilo de raciocínio, dentro do qual verdades eram deduzidas pela aplicação de regras definidas de raciocínio de uma coleção de axiomas auto-evidentes. Teologia e filosofia copiaram este "método axiomático", e a maioria das formas de argumentos filosóficos seguiram seu padrão geral. Nos casos extremos, como no trabalho do filósofo holandês Spinoza, proposições filosóficas foram mesmo dispostas como as definições, axiomas, teoremas e provas no trabalho de Euclides.

Era acreditado que geometria de Euclideana fosse uma descrição de como era o mundo, ela não era uma aproximação, ela não era um constructo humano; era a verdade absoluta. Os teólogos apontaram isto como uma razão para que as investigações de verdade absolutas fossem legítimas.

No final dos anos de 1700 Immanuel Kant , o grande filósofo alemão declarou que a geometria de Euclides era verdadeira independente da experiência.

No primeiro quarto dos anos de 1800s as coisas começaram a mudar. A confiança na geometria de Euclides começava a ser indeterminada. O famoso matemático Carl Gauss defendeu que a geometria fosse ditada pelo experimento (experimento ---> axiomas). Haviam outras geometrias possíveis descrevendo as interrelações lógicas entre pontos e linhas sobre superfícies curvas. Estas geometrias poderiam ter aplicações práticas. Longas distâncias viajadas sobre a superfície curvada da Terra requeriam geometria não-Euclidiana. 

 

Por que as geometrias não-euclidiana não eram tão familiares? Por que elas eram ainda não familiar? A razão é que a maioria das pessoas estão restritas à pequenas porções da superfície da Terra e usualmente a curvatura da Terra é desprezívelmente pequena nestas reegiões. Um pedreiro ou um carpinteiro devem usar a geometria euclidiana, mas um iatista viajando pelo oceano não pode.

GLOBAL: Em larga escala, a curvatura da estru-tura é evi-dente. LOCAL: Em peque-na escala, a curvatu-ra da es-trutura não é facilmente vista.

A curvatura do espaço pode ser classificada em três tipos: esféria (curvatura positiva), plana (curvatura zero), e hiperbólica (curvatura negativa). 

Na curvatura esférica os ângulos internos dos triângulos somam mais do que 180 graus.

 

 No espaço plano, os ângulos de um triângulo devem somar exatamente 180 graus.

 

Num espaço hiperbólico os ângulos internos de um triângulo somam menos do que 180 graus.

Estas idéias estão resumidas no seguinte diagrama.

 

 Na geometria de Euclides todas as superfícies são planas e linhas paralelas sempre ficam separadas pela mesma distância, nunca se encontrando e nunca divergindo. Porém, em geometrias curvas não-Euclideanas, linhas que começam lateralmente paralelas, eventualmente, cruzam-se uma com a outra, no caso de curvatura positiva, enquanto estas mesmas linhas divergem uma da outra, no caso de curvatura negativa. Isto está ilustrado abaixo para o caso de duas formigas que viajam ao longo dos três tipos de superfície curvada.

A geometria do espaço é de grande importância para a cosmologia pois a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, que será discutida posteriormente, repousa completamente na idéia de que a geometria do espaço em qualquer local no universo está relacionada diretamente à intensidade do campo gravitacional naquele local. Quanto mais forte é o campo gravitacional, mais forte será, então, a curvatura associada. Em um contexto cosmológico, os três tipos de curvatura são

O universo de curvatura positiva corresponde a um universo que se expandirá até uma certa separação entre as galáxias e, daí então, se contrairá de volta até o espaço zero. Isto é chamado de um universo fechado.

O universo de curvatura zero corresponde a um universo que expandirá para sempre, reduzindo a velocidade de expansão à medida que se expande. Isto é chamado de um universo espacialmente plano.

O universo de curvatura negativa corresponde a um universo que se expandirá para sempre. Isto é chamado de um universo aberto. Para o impresso de Escher baseado no conceito de curvatura negativa clique sobre a seguinte figura pequena.

Neg-esh.jpg (132994 bytes)

Topologia

 

Topologia é o ramo da matemática interessada nas ramificações de continuidade. Topologistas enfatizam as propriedades das formas que permanecem inalteradas não importando o quanto as formas são curvadas e torcidas ou manipuladas de outra forma.

Tais transformações de objetos idealmente elásticos estão sujeitos somente à condição que, para as superfícies, os pontos próximos permanecem íntimamente juntos no processo de transformação. Esta condição declara efetivamente ilegal as transformações que envolvam cortar e colar. Por exemplo, uma rosquinha e uma xícara de café são topologicamente equivalentes. Uma pode ser transformada continuamente na outra. O buraco na rosquinha será preservado como o buraco na alça da xícara de café.

 

Classificação Topológica
Objetos com buracos podem ser classificados topologicamente como segue:
Nenhum buraco  Gênero 0
Um buraco  Gênero 1
Dois buracos  Gênero 2
Três buracos  Gênero 3

 

EXEMPLOS

As formas acima são topologicamente equivalentes e são do Gênero 0

As formas acima são topologicamente equivalentes e são do Gênero 1

 

 

Um wormhole (= buraco de minhoca) é um defeito topológico no espaço do gênero 1.

 

 

Você pode classificar os seguintes equivalentes topológicos?

 

Algumas vezes os objetos podem ter o mesmo tipo-gênero mas eles tem uma torção que os tornam diferentes topologicamente. Considere a forma de rosquinha doce do gênero-1 mostrada acima e a Moebius strip (pista de Moebius) do gênero-1 mostrada abaixo. A Moebius Strip tem uma torção que permite as formigas nesta gravura viajarem continuamente ao longo de ambos os lados da pista.
Quando esta torção é tomada no 3-D com a Moebius Strip tornando-se um objeto, o objeto torcido é chamado de Klein Bottle (=garrafa de Klein). Esta garrafa é mostrada abaixo numa animação que mostra como você tem de torcer as coisas para obter o objeto.

 

Qual é o significado cosmológico de topologia? A parte do universo que nós podemos ver é não mais que 15 bilhões anos luz de raio. Esta parte observável do universo não mostra nenhum sinal de ter uma topologia estranha. Porém, nós podemos não ser capazes de ver as partes cruciais do universo que poderiam conduzir à observações topológicas interessantes. O diagrama  seguinte dá uma ilustração daquilo que poderia ser semelhante à observação da topologia cosmológica

 

O diagrama abaixo mostra como o espaço pode ser embrulhado num estilo cilíndrico.
Quando o espaço plano que contém as galáxias  é embrulhado em uma forma cilíndrica e então mais adiante em uma forma de toróide (rosquinhas doces) as galáxias terão mais de uma maneira para se "verem"  Eventualmente a luz de uma galáxia alcança a outra pela rota curta e pela rota longa.
Mais de um modo para "ver" se traduz na situação onde observadores em galáxias observam cópias múltiplas cada uma da outra. Esta é uma predição cosmológica baseada em considerações de topologia.

Para ver como duas estruturas topológicas podem ser feitas com papel, clique aqui: Topologia em Modelos de Papel.

Para a página sobre dimensionalidade, Clique aqui