VI.1.4.8- MERCADO FUTURO PARA MOEDA

O mercado de futuros para moeda no Brasil é negociado na BM&F e o principal contrato realizado é o contrato futuro de taxa de câmbio de reais por dólar comercial. Os investidores utilizam esse instrumento para se proteger das oscilações cambiais realizando hedges , que asseguram uma taxa de câmbio futura fixa, além de limitar perdas e imprevistos.
Alguns investidores realizam operações de arbitragem tentando obter lucro em diferentes mercados. Outros ainda apostam em determinadas tendências de comportamento da taxa de câmbio , especulando nesse mercado. Os especuladores são essenciais, pois garantem liquidez ao mercado.

Veja a seguir as principais características de um contrato futuro:

AD = valor do ajuste diário;
PA t = preço (PU) de ajuste do dia;
PO = preço (PU) da operação;
M = multiplicador do contrato, estabelecido em 100;
n = número de contratos;
PAt-1 = preço (PU) de ajuste do dia anterior;

Para melhor entender o funcionamento desse tipo de contrato, acompanhe um exemplo de uma empresa utilizando um hedge cambial:

EXEMPLO

Uma grande empresa nacional X irá exportar sua produção para uma empresa localizada nos Estados Unidos. O contrato de exportação é de U$ 5.000.000,00 (cinco milhões de dólares), com prazo de vencimento de 270 dias.
De posse desse contrato, a empresa X realiza um empréstimo em dólar junto a um banco para receber adiantado o valor do contrato e assim financiar a produção. O juros do empréstimo em dólar são de 11% ao ano.
A empresa X, por conta desse empréstimo, corre o risco da oscilação cambial. Para evitar o risco compra alguns contratos de dólar futuro, garantindo uma taxa futura.

Neste exemplo, podemos notar que independente dos juros em dólar ou em real, o contrato futuro garantiu um hedge perfeito. O hedge resultou num lucro de R$ 69.000,00 e no mercado à vista, um prejuízo de R$ 69.000,00.

Caso a empresa X não tivesse comprado os contratos e travado o dólar futuro, sua dívida em dólar poderia gerar um grande prejuízo, se houvesse uma grande desvalorização do real. Ao realizar o contrato futuro, independente da oscilação cambial, a empresa pode garantir uma cotação futura e planejar o seu fluxo de caixa.

 

Instant Button Instant Button