VI.1.4.3 - OPÇÕES DE AÇÕES

O que são opções de ações ?

São contratos que dão direito de compra ou venda de um determinado número de ações, a um preço fixo e com prazo de exercício preestabelecido . Os meses de vencimento das opções são fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro.

Na opção de compra o titular pode exercer seu direito a qualquer hora, até a data de vencimento. Já nas opções de venda o titular só pode exercer seu direito de venda na data de vencimento. As opções são compradas pagando-se um prêmio ao emissor da opção.

Tipos de opção

OPÇÃO DE COMPRA (Call): Existem opções de compra que dão ao titular o direito de comprar um determinado número de ações a um preço fixo até a data de vencimento da opção. Se ele não exercer seu direito, perderá o prêmio pago. O vendedor da opção (lançador) deve cumprir seu compromisso com o titular da opção caso este queira exercer seu direito.

OPÇÃO DE VENDA (Put): Opção que dá ao titular o direito de vender determinado número de ações a um preço fixo, na data de vencimento. Se o titular não exercer seu direito perderá o prêmio pago. O vendedor da opção (lançador) deve honrar seu compromisso, que no caso é comprar as ações ao preço determinado na opção.

Como funciona ?

O mercado de opções é negociado na Bovespa e regulado pela Comissão de Valores Mobiliários ( CVM ). Para se comprar uma opção as ordens são semelhantes às de compra de ações. É comum os investidores utilizarem as opções para alavancar seus rendimentos, uma vez que o prêmio pago é muito inferior ao preço da ação e os preços são muito mais sensíveis às oscilações. Também há a possibilidade de operações de hedge , onde um investidor pode se proteger das variações de preço de ações fixando o preço de venda ou de compra desse ativo .

Uma das principais variáveis do mercado de opções é a volatilidade de preços (indica o grau médio de variação das cotações de um título em um determinado período). A volatilidade influi nos prêmios das opções, podendo ter oscilações diárias de mais de 100%. À medida que se aproxima o vencimento de exercício das opções as oscilações se tornam maiores, muitas irão "virar pó". Isso significa que quem comprou uma opção de compra ao preço (Strike = preço de exercício) 4,00 de uma empresa X e o preço da ação do mercado no vencimento estiver em 3,50, sua opção perde a validade, uma vez que não há razão para o investidor exercer seu direito de compra a 4,00 se é possível comprar a 3,50 no mercado.
Quando se lançam opções de compra ou de venda, as corretoras exigem um lastro como garantia de que o vendedor estará cumprindo sua obrigação. O lastro pode ser em ações, títulos ou dinheiro.

Abaixo estão as seguintes operações que podem ser feitas com opções:

COC (Comprar Opção de Compra): o comprador adquire o direito de compra de um papel até a data de vencimento da opção, ao preço do exercício (preço predeterminado do papel), pagando um prêmio ao lançador da opção.

COV (Comprar Opção de Venda): o comprador adquire o direito de venda de um papel, ao preço de exercício, até a data de vencimento da opção, pagando um prêmio ao lançador da opção.

VOC (Vender Opção de Compra): o lançador da opção tem a obrigação de vender os papéis ao comprador, ao preço do exercício, quando este quiser exercer seu direito. O lançador recebe do comprador o prêmio referente à opção.

VOV (Vender Opção de Venda): o lançador da opção tem a obrigação de adquirir do comprador os papéis, ao preço do exercício, quando este quiser exercer seu direito. O lançador recebe do comprador o prêmio referente à opção.

Margem de Garantia: A Bovespa exige que, para toda opção lançada ao mercado, o lançador deposite uma margem para garantir o cumprimento do contrato. Apenas o lançador da opção tem esta obrigação. Caso o lançador faça uma venda coberta, ou seja, possua os papéis em sua carteira, essas ações serão depositadas como garantia. Do contrário, deverá depositar dinheiro, títulos , ouro ou ações como garantia. Poderá haver aumento no valor das margens (chamada de margens adicionais) caso o papel do contrato de opção sofra grande oscilação.

 

VI.1.4.4 - ESTRATÉGIA DE OPÇÕES

Se o investidor apostar numa alta do mercado, ele pode valer-se de algumas estratégias básicas utilizando as opções para aumentar o ganho sobre o capital. A primeira delas seria comprar opções, pagando um prêmio, com um strike (preço de exercício) inferior ao preço de mercado do papel e aguardar a valorização para realizar a opção ou vendê-la a um preço maior. A segunda estratégia seria lançar opções de venda com strike abaixo do valor do papel no mercado para receber o prêmio pelas opções.

Se a tendência do mercado for de baixa, o investidor pode comprar opções de venda com um strike alto, garantindo assim um preço fixo no futuro para vender suas ações ou vender estas opções por preço maior. O investidor também pode lançar opções de compra com strike alto suficiente que garanta que a opção não será exercida, lucrando o prêmio das opções.

Acompanhe abaixo outras combinações de estratégias com as opções :

TRAVA DE ALTA: O investidor compra um opção de compra (titular) a um preço de exercício P e lança um opção de compra a um preço de exercício P' maior que P da posição titular. O prêmio da opção titular é maior do que o da posição lançadora, isto é, o investidor terá um desembolso inicial nesta trava. As opções possuem a mesma data de vencimento. Esta trava é utilizada quando o mercado apresentar tendência de alta. Seu ganho (ou perda), no entanto, é limitado. Por assumir uma posição comprada na opção de compra com preço menor que na posição vendida, sua chance de ganho é maior. Acompanhe a seguir como se comporta o rendimento da operação em função do preço da ação.

TRAVA DE BAIXA: O investidor compra uma opção de compra (titular) com preço de exercício P e ao mesmo tempo lança um opção de compra com um preço de exercício P' menor que P da posição titular. O prêmio da opção titular é menor que da posição lançadora. Neste caso, o investidor terá um ganho inicial nesta trava. As opções possuem a mesma data de vencimento. Esta trava é utilizada quando o mercado apresentar tendência de baixa. O ganho ou a perda do investidor são limitados. Por lançar opções com prêmios maiores do que na posição titular, o investidor está apostando que nenhuma das opções será exercida e que seus lucros estarão justamente na diferença entre os prêmios das opções. Acompanhe a seguir como se comporta o rendimento da operação em função do preço da ação.

BOXE FECHADO: é uma operação de renda fixa com utilização de opções. Basicamente é uma combinação de uma trava de alta com uma trava de baixa. O Boxe é uma boa estratégia de captação quando a taxa de juros envolvida nessa operação for menor que a taxa de juros do mercado. O Boxe pode também ser utilizado como uma operação de empréstimo, se a taxa envolvida for maior que a taxa de juros de mercado.

O Boxe de empréstimo é formado por:

O Boxe de captação é formado por:

Todas as opções se referem ao mesmo ativo -objeto e data de vencimento.

 

BUTTERFLY (BORBOLETA): Esta operação tem a finalidade de limitar as perdas do investidor que opera opções e é uma alternativa de obter ganhos quando se espera relativa estabilidade de preços.

 

Butterfly de compra:

Butterfly de venda:

Todas as opções se referem ao mesmo ativo -objeto e data de vencimento.
Instant Button Instant Button