Você pode clicar em qualquer dos tipos de radiação para maiores detalhes sobre seu tipo particular de interação com a matéria. As diferentes partes do espectro eletromagnético tem efeitos muito diferentes sobre a interação com a matéria. Começando com ondas de rádio de baixas freqüências, o corpo humano é bem transparente. (Você pode ouvir o seu radio portátil dentro de sua sala desde que as ondas passam livremente através das paredes de sua casa e até mesmo da pessoa ao seu lado!) Quando você move das microondas e infravermelho até a luz visível, você absorve mais e mais fortemente. No intervalo inferior do ultravioleta, toda a uv do sol é absorvida numa fina camada exterior de sua pele. Quando você move mais ainda até entrar na região de raio - x do espectro, você torna-se transparente novamente, devido a maioria dos mecanismos para a absorção são deixados. Você então absorve somente uma pequena fração da radiação, mas aquela absorção envolve o eventos de ionização mais violenta. Cada porção do espectro eletromagnético tem energia quântica apropriada para a excitação de certos tipos de processos físicos. Os níveis de energia para todos os processos físicos nos níveis atômico e molecular são quantizados, e se não existem níveis de energia quantizados disponíveis com espaçamentos que coincidem com o quantum de energia da radiação incidente, então o material será transparente para aquela radiação, e ela o atravessará.

Espectro eletromagnético com efeitos fisiologicos

Índices

 ***** Física Quântica

Voltar






Interações com Microondas

A energia quântica dos fótons de microondas está no intervalo de 0,00001 a 0,001 eV o qual está no intervalo de energias separando os estados quânticos de rotações e torções moleculares. A interação das microondas com materiais diferentes dos condutores metálicos será rodar as moléculas e produzir calor como resultado daqueles movimentos moleculares. Os condutores absorverão fortemente as microondas e qualquer freqüências mais baixas porque causariam correntes elétricas que aqueceria o material. A maioria dos materiais, incluindo o corpo humano, é largamente transparente às microondas. Microondas de altas intensidades, como num forno de microondas onde elas vão para frente e para trás através do alimento milhões de vezes, aquecerá o material por produzir rotações e torções moleculares. Desde que as energias quânticas são um milhão de vezes mais baixas que aquelas do raio - X, elas não podem produzir ionização e os tipos característicos de danos radioativos associados com a radiação ionizante.

Interação da radiação com a matéria

Índices

 ***** Física Quântica

Voltar






Interações Infravermelhas

A energia quântica dos fótons infravermelhos está no intervalo 0,001 a 1,7 eV que é o intervalo de energia separando os estados quânticos das vibrações moleculares. O infravermelho é absorvido mais fortemente que as microondas, mas menos fortemente que a luz visível. O resultado da absorção infravermelha é aquecimento dos tecidos pois ela aumenta a atividade vibracional molecular. Radiação infravermelha penetra na pele mais do que a luz visível e pode assim ser usada para imagens fotográficas de vasos sangüíneos subcutâneos.

Interação da radiação com a matéria

Índices

 ***** Física Quântica

Voltar






Interações com Luz Visível

O principal mecanismo para a absorção de fótons de luz visível é a elevação dos elétrons a níveis de energia mais altos. Existem muitos estados disponíveis, assim a luz visível é absorvida fortemente. Com uma fonte de luz forte, a luz vermelha pode ser transmitida através da mão ou uma dobra de pele, mostrando que o extremo vermelho do espectro não é absorvido tão fortemente quanto o extremo violeta..


Enquanto a exposição à luz visível causa aquecimento, ela não causa ionização com os seus riscos. Você pode ser aquecido pelo sol através do pára-brisa do seu carro, mas você não será queimado pelo sol - isto é por efeito da parte uv de freqüências mais altas da luz solar que é bloqueada pelo vidro do pára-brisas.

Interação da radiação com a matéria

Índices

 ***** Física Quântica

Voltar






Interações com Ultravioleta


O ultravioleta próximo é absorvido muito fortemente nas camadas superficiais da pele por transições eletrônicas. Quando você vai para energias mais altas, as energias de ionização para muitas moléculas são atingidas e mais processos perigosos de fotoionização ocorrem. Queimaduras por luz solar é principalmente um efeito do uv, e a ionização produz o risco do câncer de pele.

A camada de ozônio na atmosfera superior é importante para a saúde humana porque ela absorve a maioria da radiação ultravioleta prejudicial do sol antes dela atingir a superfície. As freqüências mais altas no ultravioleta são radiação ionizante e podem produzir efeitos fisiológicos prejudiciais variando de queimadura pelo sol ao câncer de pele.

Interação da radiação com a matéria

Índices

 ***** Física Quântica

Voltar








Desde que a energia quântica dos fótons de raio - x são muito mais altas para serem absorvidas nas transições eletrônicas entre os estados para a maioria dos átomos, eles podem interagir com um elétron somente pondo-o completamente para fora do átomo. Isto é, todos raios-x são classificados como radiação ionizante. Isto pode ocorrer dando toda a sua energia a um elétron (fotoionização) ou dando parte da energia ao elétron e o restante a um fóton de energia mais baixa ( Espalhamento Compton ). Em energias suficientemente altas, os fótons de raios - x podem criar um par elétron pósitron.

Índices

Interação da radiação com a matéria

 ***** Física Quântica

Voltar