VI.1.4 - MERCADO DE DERIVATIVOS
VI.1.4.1 - MERCADO DE DERIVATIVOS
O mercado de derivativos é resultante do mercado à vista, isto é, de todos os produtos negociados nesse mercado, assim como a formação de seus preços é derivada do mercado à vista. Geralmente ouve-se falar que os derivativos são produtos de risco e de alavancagem financeira (utilização de recursos de terceiros para aumentar o lucro sobre o próprio capital). Entretanto, o mercado de derivativos é um instrumento que tem como principal objetivo proteger o investidor de grandes oscilações de preços no mercado. Outra característica do mercado de derivativos é a negociação de commodities. Commodities são ativos negociados na Bolsa de Mercadoria e Futuros ( BM&F ) como ouro , índice bovespa , moedas , cupom cambial , juro interbancário , títulos da dívida externa ( C-Bonds , E I-Bonds , FRB ) e ativos agropecuários ( boi gordo , bezerro, algodão, soja, açúcar, álcool, milho e café).
Principais produtos do mercado de derivativos :
- Contratos futuros: são contratos realizados entre duas contrapartes com vencimento futuro, da qual são fixados os montantes e valores de compra e venda de uma determinada commodity , obedecendo a um ajuste diário de posições e de margens.
- Opções sobre o disponível: opção por meio da qual um investidor adquire o direito de comprar ou vender uma commodity a um preço e a uma data preestabelecidos de um outro investidor.
- Opções sobre o futuro: opção da qual um investidor adquire o direito de comprar ou vender um contrato futuro a um preço e uma data preestabelecidos, de um outro investidor.
- A Termo: contratos de compra e venda de commodities futuro com preços e prazos definidos, diferenciando-se dos contratos futuros por não apresentarem ajustes diários. A liquidação física e financeira se dá na data determinada no contrato a termo. Existe a necessidade de depósito de margem para o comprador do contrato.
- Swaps : troca de índices entre dois investidores com o objetivo de evitar riscos. A maioria dos investidores utiliza o swap para proteger-se de desvalorizações de moedas. Um exemplo : Imagine que um investidor "x" tenha uma dívida (passivo) em dólar, com vencimento daqui a um ano. Sua renda é em reais. Para pagá-la, ele estaria trocando reais por dólar na data de vencimento. Mas durante esse período o real se desvalorizou a um patamar inviável. Esse mesmo investidor então estará gastando muito mais reais para cobrir sua dívida em dólar. Se ele tivesse feito um swap e trocado seu risco de dólar para reais, teria evitado essa brusca oscilação do mercado. Esse mecanismo de proteção se chama hedge .