ORGANIZAÇÃO ATÔMICA

 

Há mais de 100 espécies de átomos. A maioria destes átomos é estável no curto período de tempo dos humanos. Devido a energia residual que sobra, além da força eletromagnética de ligação dos elétrons atômicos aos núcleos, os átomos podem atrair, e ligar-se a, outros átomos. Quando isto acontecer, a estrutura formada é chamada de molécula

As diferentes espécies de átomos estão arranjadas numa tabela de acordo com quantos elétrons eles tem. Esta tabela é chamada Tabela Periódica

Se você tiver o programa plug-in Acrobat Reader então poderá obter uma tabela periódica que pode ser impressa, clicando aqui.

Todos os tipos de propriedades de materiais podem surgir da estrutura dos seus átomos e das suas moléculas. Os átomos podem ser classificados em duas categorias: metais e não-metais. Também há uma categoria híbrida onde os átomos exibem características de metal e de não-metal. Esta categoria de átomo é chamada metalóide. Muitos metalóides são alternativamente chamados de semicondutores. Este grupo de elementos inclui o boro, o silício, o germânio, o arsênico, o antimônio, o telúrio e astatine. Dos átomos até agora conhecidos, só 17 mostram características principalmente não-metálicas, outros 7 são metalóides, e o resto (mais de 80) podem ser classificados como metais.

 

Propriedades dos metais incluem:

1.Eles são bons condutores de calor e eletricidade. 

2.Eles são usualmente opacos à luz 

3.Eles tem afinidade eletrônica

 

Propriedades dos não-metais incluem:

1.Eles são péssimos condutores. 

2.Eles são mais frágeis e menos maleáveis no seu estado sólido. 

3.Não mostram afinidades eletrônicas. 

4.Eles podem ser transparentes ou translúcidos. 

5.Eles tem baixa densidades. 

6.Eles são gases, líquidos ou sólidos. 

7.Eles formam moléculas que consistem de átomos ligados covalentemente; os gases nobres são monoatômicos. 

 

Propriedades dos metalóides incluem:

1.Eles podem ser bons condutores de calor e de eletricidade. Isto depende de como eles são tratados. Eles também podem se tornarem isolantes.

2.Eles são maleáveis e dúteis no seu estado sólido.

3.Eles mostram afinidade eletrônica. 

4.Eles são opacos. 

5.Eles têm alta densidade. 

6.Eles são sólidos (exceto o mercúrio) 

7.Eles tem estruturas cristalinas em que cada átomo é envolvido por oito a doze vizinhos mais próximos.

Informações adicionais sobre a Tabela Periódica podem ser encontradas em 

Web Elements - Periodic Table On The WWW

Os átomo se juntam (chamadas ligações químicas) usando a força eletromagnética numa variedade de modos.

Ligação Covalente A molécula de metano é mantida junta por este tipode ligação. De fato com o metano existem quatro ligações covalentes entre o carbono e o hidrogênio.
Se átomos estão repartindo elétrons, então a ligação entre eles é covalente.

 

Ionic bonding

Átomos podem obter um número estável de elétrons doando ou recebendo elétrons. Por exemplo, Na (sódio) pode doar um elétron ao Cl (cloro) gerando Na+ e Cl-. O par iônico é mantido junto por atrações eletrostáticas fortes. Isto é chamado de ligação iônica.
Se um átomo "deseja" ardentemente um elétron para completar sua camada exterior, ele vai "roubar" o elétron de outro átomo. Os dois átomos terminarão então com uma carga global desequilibrada, um fica carregado positivamente enquanto o outro fica carregado negativamente. Esta situação de cargas-opostas precipita a formação de uma ligação iônica forte entre eles.

 

Pontes de Hidrogênio Pontes de Hidrogênio são ligações fracas formadas quando um átomo de hidrogênio é compartilhado entre duas moléculas. 
Na água (H2O), um átomo de hidrogênio é atraído para não somente o oxigênio na sua própria molécula mas também é atraído para o oxigênio dos átomos vizinhos também.

Há outras ligações secundárias que são fracas mas às vezes provam ser importantes em moléculas complicadas. Estas ligações não serão discutidas aqui. Ligações moleculares em moléculas complicadas são uma combinação de todas as ligações acima.

 

A estrutura mais comuns dos materiais dependem  

- do comportamento dos elétrons mais externos num estado relativamente livre de um cristal (o que é levado em conta em todos os metais com uma estrutura cristalina bem compacta);
-  do comportamento único do átomo de hidrogênio (tão importante em muitos materiais orgânicos);
-  das propriedades muito especiais de um par de átomos formando ligações altamente dirigidas numa configuração tetraédrica

Um exemplo de um arranjo tetraédrico de átomos pode ser achado no diamante. O diamante é uma combinação de quatro átomos de carbono em uma forma de tetraedro. Um átomo de carbono é unido a quatro átomos de carbono distintos. Este arranjo se mostra extremamente estável e o diamante se torna um dos materiais mais fortes que conhecemos.  

Duas maneiras de se ligar os átomos de carbono consigo mesmo produzem diferenças impressionantes
Arranjo dos átomos de carbono no diamante diamond-carbon-grid.gif (33286 bytes) diamond-macroscopic.gif (27721 bytes)
O arranjo dos átomos de carbono no grafite. graphite-carbon-grid.gif (19700 bytes) graphite-macroscopic.gif (28826 bytes)

Em geral, o carbono é o campeão de ligação de todos os átomos. Une-se a quase todos os outros átomo ligáveis e liga-se com si mesmo de vários modos. Como uma conseqüência, pode produzir cadeias longas de arranjos moleculares complexos. Toda a química orgânica está baseada nos arranjos dos átomos de carbono com os outros átomos tais como o nitrogênio, o oxigênio e o hidrogênio.

O átomo de silício tem um arranjo eletrônico externo semelhante daquele do carbono. 

 

O Silício forma a molécula de dióxido de silício ( SiO2) num arranjo tetraédrico. O dióxido de silício é o principal constituinte de todos os silicatos e daí é o constituinte maior das rochas, areias, cimentos, vidros e cerâmicas.

Estes dois elementos, carbono e silício, são extremamente abundantes na Terra. Eles tem configurações eletrônicas que dão origem à moléculas que tem propriedades muito interessantes.
O Carbono dá origem a toda biologia na Terra O Silício dá origem a toda geologia

Next we look at what happens when we have large collections of molecules.

Uma quantidade típica de material macroscópico, digamso 1 grama, contém cerca de6 x 1023 moléculas. Este é o chamado Número de Avogadro. Este número é absolutamente enorme! Para se ter uma idéia de quão grande é este número considere o seguinte exemplode visualização. Espalhando 6.02 x 1023 bolinhas de gude sobre toda a superfície da Terra você produziria uma camada de cerca de 5 km de espessura. Moléculas e átomos, quando juntados em números da odem do Número de Avogadro podem tomar formas macroscópicas definidas que chamamos estados da matéria ou fases da matéria.

Como mostra os diagramas anteriores, quando a energia (o que nós chamamos calor) é acrescentado a coleções macroscópicas de moléculas ou átomos, quatro possíveis estados de matéria resultam. Plasma é o estado de matéria onde a energia é tão alta que a neutralidade atômica é destruída e os átomos tornam-se carregados. Este tipo de matéria era de grande importância nos primeiros instantes iniciais do universo.
Considere as três fases normais da matéria no caso particular do átomo de cobre.
Temperatura Alta (grande quantidade de energia interna)
Uma temperatura mais baixa (menos energia interna)
A mais baixa temperatura (energia interna tão pequena quanto você possa obter)