Curvatura do Espaço-Tempo

 

   

 

GRAVIDADE = CURVATURA DO ESPAÇO-TEMPO (4-D), 

NÃO SIMPLESMENTE A CURVATURA DO ESPAÇO EM 3-D.

O quadro abaixo mostra duas bolas sendo atiradas através de um quarto por uma máquina localizada no lado direito inferior do quarto. A bola mais rápida move-se pelo quarto com uma curvatura no espaço 3-D muito pequena. A bola mais alta está mais lenta e portanto deve tomar um caminho mais alto para garantir que alcança o outro lado. Esta ação de caminho curvado é registrada pelo experimentador dentro do quarto. Ele captura a visão lateral de ambas as partículas. É óbvio que o espaço curva muito diferentemente o caminho destas duas bolas.

A experimentadora em pé à esquerda fora do quarto registra a ação vertical das duas bolas como vista pela janela do fim do quarto. A visão que ela captura é mais relevante para a gravidade desde que a gravidade age na direção vertical. A visão lateral obtida no quadro acima é muito complicada para nossos propósitos. Nós não estamos interessados no movimento da direita para a esquerda. Ele não tem nenhuma conexão com a gravidade.

 

VISÃO FINAL: Tome o videoteipe da máquina fotográfica da senhora experimentadora e disponha cada quadro de uma maneira ordenada no tempo. Nota: De acordo com a perspectiva da visão final, as bolas estão sempre no centro de cada quadro.

O movimento vertical da bola mais alta é mostrado na tira do topo. A altura da bola está sendo comparada ao topo da pequena mesa que fica situada no centro do quarto. A direção horizontal representa a direção de tempo. Os quadros à esquerda são anteriores aos quadros da direita. A tira do fundo representa as sucessões de movimento verticais da bola rápida e mais baixa. Há menos quadros para a bola mais rápida porque a bola mais rápida levou menos tempo para cruzar o quarto. Estes quadros sequenciados no tempo mostram uma coisa notável. Se nós focalizamos nossa atenção no caminho curvado através do tempo podemos construir uma curva de conexão para todas as bolas. Depois de fazer isto notamos que a curvatura do caminho pelo tempo e pelo espaço (i.e., espaço-tempo) nos três quadros do fundo é precisamente igual à curvatura do caminho pelo espaço-tempo dos 3 quadros centrais na bola na tira do topo. O efeito de gravidade da Terra é o mesmo para ambos as bolas.  A curvatura do espaço-tempo ao redor da Terra age em bolas lentas ou rápidas exatamente o mesmo modo. Ela diz para estas bolas como se mover.