S.E.T.I.

 

 

Usando grandes rádio telescópios tais como o Telescópio de Arecibo (fotografado acima), construído no vale de Porto Rico , astrônomos esperam receber alguma evidência por rádio de civilizações avançadas. O rádio telescópio de Arecibo atua como um ouvido de 300-metros-de largura, ouvindo os sons de origem inteligente do universo. As ondas de Rádio estão sendo usadas para detecção de sinais porque elas viajam através das profundidades do espaço relativamente desimpedidas pelos gases, poeiras e outros entulhos espaciais. Para a câmera de vídeo 'ao vivo' que alimenta o telescópio e o staff que trabalha lá clique aqui: Arecibo SETI-CAM.

A procura por inteligência extraterrestre (SETI = Search for Extraterrestrial Intelligence) assume que, ou uma civilização avançada está deliberadamente enviando sinais de fora para nós, ou a civilização está inadvertidamente enviando sinais devido ao seu ruidoso uso de radiação eletromagnética. Temos enviado sinais para fora no nosso espaço sempre numa forma um tanto randômica desde que a televisão foi inventada, e os sinais de microondas de TV foram gerados para enviá-los às televisões das nossas casas. 

Deste modo, este ataque violento de radiação de microndas de TV viajando para fora de nosso planeta abundante de vida, é como se nós estivessemos marcando o nosso ponto no universo simplesmente como um cachorro, ou um lobo, marca o seu território. Estamos assentando a demarcação desta área da galáxia.

=
O diagrama acima mostra a concentração de centros de transmissão de TV no mundo. Estas estações de transmissão estão continuamente vazando radiação eletromagnética para o universo.
O diagrama abaixo mostra um gráfico da potência de TV irradiada por volta de 1985. Muito mais potência está sendo irradiada hoje do que aquela mostrada aqui. No topo do gráfico o número total de estrelas que tiveram potencialemente receebido sinais em 1985 está mostrado. Mais estrelas (300) poderiam ter recebido os sinais anteriores a 1985 mas estes sinais eram muito mais fracos do que os últimos sinais. Hoje 50 anos após os primeiros sinais serem enviados, os programas anteriores de TV tem atingido no mínimo 1500 estrelas. Nosso desenvolvimento tecnológico é tal que nossos instrumentos de detecção são apenas sensíveis aos sinais do tipo TV enviados de um ano luz de distância ou menos. Ouvimos fortes sinais alienígenas de lugares dentro de uma esfera de 150 anos-luz.

 

 

 

 

 

 

O principal problema com sinais de TV é que poderiam ser difícieis de serem achados por detectores alienígenas. Transmissões de TV somente levam uma parte muito pequena de todas as freqüências eletromagnéticas que estão indo para um planeta alienígena.  tv-frequency-space.gif (7614 bytes)

Clique na foto acima para ver um diagrama representativo da proporção de todo o espectro eletromagnético que os sinais de televisão ocupam.

television-travel-diagram.gif (352620 bytes)Clique nesta foto para ver um diagrama dos sinais avançados de TV da Terra. Também está mostrado o caminho da Voyager 1 Space Probe enviada em 1977. O diagrama mostra a hora de chegada da Voyager 1, que está viajando a 62.000 km por hora. Voyager 1 deixará o sistema solar em 2001 e levará cerca de 70.000 anos para atingir uma distância correspondente com a distância da mais próxima estrela, a Proxima Centauri. Os sinais de TV levam 4,2 anos para atingir esta estrela. a Voyager 1 leva consigo uma placa gravada com informações para extraterrestres.

 

 SETI pode ser dito como um buscador de coisas que determinam o desenvolvimento da vida. Somente pelo entendimento destas determinações podemos obter uma medida significativa de quanta vida extraterrestre existe na nossa galáxia. Calculando o número de civilizações tecnologicamente inteligentes, exobiologistas usam uma medida grosseira chamada Equação de Drake. Esta equação é assim cahamada em homenagem ao astrônomo Frank Drake (mostrado abaixo) que foi a primeira pessoa a conduzir um buscador rádio sensitivo para sinais de inteligência extraterrestre.

A equação é simplesmente um produto de sete fatores, com cada fator sendo uma estimativa da freqüência de ocorrência de alguma coisa imaginada como favorável à existência de vida extraterrestre inteligente. Os fatores no produto matemático significam o que você quer que cada símbolo signifique. Multiplicando todas as coisas juntas, significa que nenhuma delas é opcional. A equação de Drakes está dizendo que para se ter vida inteligente fora daqui, todas as características na equação deve ser verdade simultaneamente.

EQUAÇÃO DE DRAKE

N = o número de civilizações com vida tecnologicamente inteligente das quais podemos obter sinais.

N = R*  fp  ne  fl  fi  fc  L

Esta equação é para ser lida do seguinte modo:

 N depende de R* e fp e ne e fl e fi e fc e L

R* = A taxa de formação de estrelas adequadas na galáxia. A palavra adequada aqui significa que a estrela deve ter uma "zona habitável" bastante grande e um tempo de vida bastante longo para gerar vida inteligente. Este número é estimado ser cerca de 20, ou menos, por ano. 

fp = A fração das estrelas que tem planetas girando em torno delas. O estimado aqui, baseado em recentes descobertas de planetas, é cerca de 95%. Veja este link para mais coisas: fp link

ne = O número de planetas com ambiente habitável. A melhor estimativa é 10%.

fl = A fração dos planetas habitáveis que tem dado origem à vida. Ninguém conhece este valor.

fi = A fração das formas de vida que tem evoluído para o que consideraríamos serem seres inteligentee. Ninguém conhece este valor. Veja este link para mais detalhes: fi link

fc = A fração de seres inteligentes que não são somente propensos, mas são tecnologicamente capazes de comunicar conosco. Ninguém sabe este valor.

L = Longevidade da civilização alienígena inteligente. Oa humanos na sua moderna anatomia tem estado na Terra não mais do que cerca de 125.000 anos. Relativo às idades encontradas no universo global, este tempo é insignificantemente pequeno. Somos uma espécie jovem que pode não sobreviver, ainda mais um outro 100.000 anos. Se civilizações inteligentes em alguma outra parte don't last very long, então nunca poderemos ser capazes de encontrar uma civilização para se comunicar com ela.

CALCULADOR ONLINE DA EQUAÇÃO DRAKE: CLIQUE AQUI

 

 

Exatamente como uma criança, Jill
Tarter
colocou seus olhos além do horizonte. Agora ela dirige a procura do Project Phoenix SETI e é o equivalente da vida real do caracter Jodi Foster
interpretado no filme Contact.