FORÇAS FUNDAMENTAIS

 

 

 

As civilizações antigas tinham um esquema para representar as substâncias em quatro tipos: fogo, água, terra e ar. Hoje sabemos que os materiais são compostos de átomos que podem formar muito mais do que arranjos destas quatro substâncias. Entrtetanto existe uma importante classificação dos fenômenos físicos que ainda permite somente quatro categorias. Esta classificação é a das forças fundamentais. As forças que causam mudanças no movimento dos objetos pode ser desmembradas em quatro variedades fundamentais distintas..

Definição: Uma força é alguma coisa que varia o momentum de um objeto.

Definição: Momentum é simplesmente a combinação da massa com a velocidade, que pode ser representado matematicamente como o produto ( Massa ) x (Velocidade).

Se você não tem de se preocupar se a massa de um objeto está variando ou não, então a definição de uma força pode ser escrita como uma afirmação mais simples. Uma força é alguma coisa que varia a velocidade de um objeto. Se você notar que a velocidade de um objeto variou então é porque necessariamente uma força estava envolvida.

No mundo subatômico das partículas, as forças são transmitidas pelas trocas de partículas intermediárias chamadas Portadores de Força.

No quadro à direita, a bola que está sendo arremessada para frente e para trás entre as duas pessoas atua como um portador de interação. Ambos indivíduos sentem uma reação quando a bola aterriza de suas mãos. Se a bola é arremessada mais fortemente então a força de reação nas mãos torna-se maior também.

Clique na figura para obter uma página animada.

Abaixo está uma tabela que resume o que é conhecido sobre as quatro forças fundamentais da natueza.

Nome da Força Tamanho Relativo

Variação

Portador de Força

Força Forte 1 10-13 centímetros Glúon
Força Eletromagnética 10-2

infinita

Fóton

Força Fraca 10-5 10-16 cenímetros Vetor Boson Intermediário
Força Gravitacional 10-38 infinita Graviton

(Nota: Para os testes você somente precisa lembrar os valores relativos das quantidades acima - por exemplo, numa pequena escala a força forte é mais forte que a força eletromagnética que é mais forte que a força fraca que é mais forte que a força gravitacional).

 

Daremos agora algumas características que distinguem cada tipo de força começando com a força que temos alguma experiência direta com ela, a gravidade.

 

 

Força Gravitacional

Esta força atua em todas as coisas que tem energia. Isto também inclui qualquer coisa que tem massa, pois como Einstein apontou, energia e massa são simplesmente nomes diferentes de uma mesma coisa. Nada do que sabemos pode servir de proteção contra a atuação do campo gravitacional sobre um objeto.

Einstein mostrou por volta de 1916 que a Gravidade está diretamente conectada ao modo como o espaço é curvado (i.e., a geometria do espaço). Muitas das propriedades que atribuimos à gravidade são propriedades locais que podem ser bem diferentes quando as propriedades de grande escala do Universo são levadas em conta. 

A Gravidade sempre atrai as coisas, ela nunca repele. Isto é somente uma propriedade local. Pode ser argumentado que numa escala maior do universo a gravidade pode repelir.

A Gravidade tem uma extensão infinita mas não extingue-se com a distância. Isto também é um efeito local..

A força gravitacional mantém ligados ao Sol os planetas do nosso Sistema Solar. Ela também mantém o Sol unido à Galáxia Via Láctea..

A gravidade é a força dominante numa escala de comprimentos maiores. Ela é a força que é responsável pela estrutura em grande escala do universo. Numa escala de comprimentos menores a gravidade é insignificante.

A partícula que é conjecturada como sendo o portador de força gravitacional é chamada graviton.

 

 

Força Eletromagnética

Esta força atua sobre qualquer coisa que tenha uma carga elétrica. Muitas partículas e objetos muito maiores não tem carga em excesso e daí não sentem qualquer força eletromagnética. 

As cargas elétricas estão disponíveis em dois tipos : um tipo rotulado como carga positiva e um tipo rotulado como carga negativa.

Dois objetos carregados com cargas opostas sempre se atraem enquanto dois objetos carregados com cargas de mesmos sinais se reoelirão.

O raio de ação da força eletromagnética é infinito. Entretanto, ela vai se extinguindo com a distância numa maneira semelhante como a gravidade se extingue.

Esta força mantém todos os átomos juntos e a força eletromagnéica residual deixada a mais nos átomos é responsável para manter juntas as moléculas.

A partícula que tem sidomostrada ser a portadora da força eletromagnética é chamada fóton. Tem sido mostrado que o olho humano é sensível a um pequeno número de fótons.

O símbolo que é mais comumente usado para representar os fótons é a letra grega gama g.

 

Força Forte

Esta força é alternativamente conhecida como a Força Nuclear e em anos recentes tem sido chamada de Força Colorida.

Esta força atua em qualquer coisa que tem uma carga colorida. Somente pequenas partículas chamadas quarks que são exclusivamente encontradas no núcleo dos átomos tem carga colorida.

A carga colorida aparece em três tipos: um tipo rotulado carga verde, um tipo rotulado de carga vermelha, e um tipo rotulado de carga azul. Os adjetivos verde, vermelho e azul não tem nada a ver com a usual definição de luz verde, vermelha e azul. 

Partículas coloridas existem em estados de dois tipos: um estado com três partículas coloridas chamado Bárion e um estado com duas partículas coloridas chamado Méson

Os efeitos das cargas coloridas desaparece extremamente rápido e daí a interção forte pode somente operar sobre distâncias muito curtas. A extensão típica é cerca de 10-13 centímetros.

Esta força mantém todas as partículas como prótons e nêutrons juntos e a força colorida residual deixada a mais nestas partículas é responsável por manter o núcleo unido. O núcleo se mantém tão junto que enormes quantidades de energia pode ser liberada no processo. Esta energia pode criar estrelas que podem sustentarem a vida ou produzirem bombas de hidrogênio que podem destruirem a vida. 

As partículas que tem sido mostradas serem as portadoras da força forte são chamadas glúon. Existe uma forte evidência experimental de que os glúons existam.

O símbolo que é mais comumente usado para o glúon é a letra minúscula ordinária g.

 

Força Fraca

Esta força atua nas partículas chamadas Léptons como também nos Bárions e Mésons. Dados experimentais sobre os Léptons implicam que estas partículas não tem tamanho sob qualqeur condição, i.é, elas são partículas pontuais.

Esta força é responsável pelo decaimento radioativo envolvendo um membro da família de partículas Lépton chamado elétron. Este tipo de decaimento radioativo é chamado decaimento beta e é crucial para como o Sol emite energia. 

O elétron é a partícula que é responsável pelo fluxo de eletriciddade e é responsável por todas as reações químicas. Ele pode também interagir pelas interações eletromagnéticas pois tem uma carga elétrica negativa.

A partícula Lépton que exclusivamente interage via Força Fraca é o neutrino, uma das partículas mais obstinadamente não intertiva que conhecemos.

A extensão da Força Fraca é extremamente pequena, muito menor do que aquela da Força Forte. A distância típica para as Forças Fracas é cerca de 10-16 centímetros.

A partícula que tem sido mostrada ser a portadora da força fraca é chamada Intermediário Vetor Bóson. Ele aparece de três tipos: uma versão carregada eletricamente positiva,  uma versão carregada eletricamente negativa, e uma versão sem qualquer carga elétrica.

Os símbolos que são usados para as partículas W Bóson são W+,  W-,  e   Z0.

Para um site que tem grande material educacional a respeito de partículas fundamentais visite o Particle Adventure website neste endereço:

 http://ParticleAdventure.org/frameless/sitemap.html