Cálculos de combinações e funções estatísticas e suas inversas que apresentam boa precisão sobre um largo intervalo de valores. Testes de precisão permitem as funções serem verificadas em quaisquer ambientes de computação.
Por gentileza envie comentários e sugestões de melhoramentos para: bertolo@bertolo.pro.br. Você pode ajudar o suporte deste trabalho patrocinando BertsLoja.
Valores numéricos são geralmente representados como uma sequência de dígitos, cada um deles implica em alguma quantia de uma base para uma potência particular. Interpretamos então "256" na "decimal" (base 10 )como sendo duas centenas (base 10 para a segunda potência) mais cinco dezenas (base 10 para a primeira potência) mais seies unidades. Mas este valor pode também ser visto como cinco 49's mais um 7 mais quatro 1's, ou "514" na base 7. Este é apenas um modo diferente para representar o mesmo valor exato.
As rotinas de mudança de base fornecidas aqui suportam base de 2 a 64. Para bases acima de 10 é necessário usar mais do que nossos 10 dígitos numérico usuais, e é conveniente usar letras do alfabeto. Podemos ajustar o alfabeto como desejamos.
O fatorial de n é o produto de todos os inteiros abaixo de n, até 2. Enquanto qualquer calculadora científica fornece um resultado para um n, pequeno, eu tenho frequentemente fornecido valores para grandes n além do que qualquer calculadora que tenho visto. E enquanto tais valores podem ser muito grandes para representação conveniente, seu logarítmo na base 2 nos diz o número de bits necessários para expressar o valor em binário. Cifras a tecla espaço são também expressos em bits.
Um arranjo é uma ordenação, um arranjo de símbolos ou objetos. Aqui calculamos o número de arranjos possíveis dado n símbolos, com k deles sendo usados em cada arranjo. Se o k for igual a n, temos as permutações. Novamente esperamos ver alguns valores grandes, e assim também relatar os resultados como log na base 2 ou bits.
A combinação é um conjunto de símbolos particulares, independente de sua ordenação ou arranjo. Aqui calculamos o número de combinações de n coisas tomadas k por vez. Novamente também relatmos os resultados como log base 2 ou bits.