O mercado de futuros foi criado com o objetivo de proteger produtores e investidores de grandes oscilações de preço sobre os ativos finaanceiros , índices e produtos agropecuários. Caracterizam-se por envolver a compra/venda de determinado ativo a um preço predeterminado, ajustado diariamente em uma conta de ajuste e por ter depósitos de margens entre as contrapartes.
Esses contratos ainda permitem a difusão de preços, administração da composição de uma carteira ao risco , a diminuição da volatilidade do preço do ativo no mercado à vista e também indicam o valor futuro do ativo .
Quem participa do mercado:
Hedgers : participantes do mercado de futuros que tentam afastar seus riscos financeiros das oscilações de preço (ou taxa de juros) dos produtos que geralmente produzem.
Especuladores : responsáveis por assumirem os riscos das oscilações de preço e garantir a liquidez no mercado de futuros. Normalmente, os especuladores liquidam os contratos antes da data de vencimento e raramente entregam fisicamente os produtos.
Arbitradores: Investidores que negociam em mercados distintos, obtendo lucro quando houver discrepância de preços entre os mercados.
Para entender o funcionamento básico do mercado de futuro, acompanhe o exemplo a seguir:
EXEMPLO
Um produtor de café vende toda sua produção para uma empresa de torrefação. Para assegurar que sua produção seja vendida a um preço que lhe garanta ter lucro, esse produtor lança um contrato de venda futura de café na Bolsa de Mercadoria e Futuros ( BM&F ) ao preço de U$ 250,00 a saca.
Um especulador , investidor ou arbitrador irá comprar o contrato. Esse contrato vai garantir no futuro a compra das sacas ao preço de U$ 250,00, independente do preço de mercado. Imagine que, no vencimento do contrato, o preço do café esteja em U$ 150,00 a saca.
Neste caso o produtor conseguiu garantir sua produção ao preço preestabelecido. No vencimento do contrato ele irá vender sua produção a U$ 150,00 a saca e já terá recebido em sua conta de ajuste diário U$ 100,00 por saca. O comprador do contrato, também chamado de titular, irá ter um prejuízo de U$ 100,00 por saca. Antes do vencimento ele poderia ter vendido esse contrato para um outro investidor.